Na última sexta-feira (4), no Instituto de Geociências da UFBA foi realizada a mesa-redonda “Geoética e o Ensino de Pós-Graduação nas Geociências” e a aula-magna “A importância do Ensino de Geociências para a Sociedade”, ambas com as participações do Prof. Dr.Celso Dal Ré (Unicamp) e a Profa. Dra. Rosely Aparecida Imbernon (USP).
Nos eventos, que marcaram o início do semestre letivo da UFBA dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e do curso de Especialização em Ensino de Geociências (EnsinoGeo), foram abordados assuntos ligados à Geociências em diferentes perspectivas de ensino, e também a Geoética, um campo de estudo que busca analisar as implicações éticas das atividades humanas sobre o meio ambiente, recursos naturais e a sociedade.


Para a professora Simone Moraes, que coordena o EnsinoGeo, as atividades proporcionaram o contato com temáticas necessárias para as Geociências “As palestras do Prof. Celso Dal Ré e da Profa. Rosely Imbernon foram maravilhosas, trazendo inúmeras reflexões para nossos(as) estudantes e para nós”, afirmou.
No sábado (5), os estudantes do EnsinoGeo tiveram as primeiras aulas do curso, em que foram abordados os temas da Oceanografia, Geologia e Educação. O curos de especialização é uma iniciativa do Projeto Geoarretadas, formado por mulheres cientistas do Instituto de Geociências da UFBA, que promovem palestras, cursos de formação de professores, exposições itinerantes nas escolas, entre outras atividades.